Não tem pra onde correr, a sociedade impõe rótulos as pessoas. Se você anda de preto é metaleiro, se tem uma franjinha sebosa é emo, se anda de coleira corrente de prata e Nike Shox é playboy, e por aí vai, existem muitos outros e novos estão surgindo a cada dia. Isso chega até a ser engraçado as vezes, mas em decorrência disso criam-se segregações sociais estúpidas. Eu já vi pessoas deixando de falar umas com as outras com o argumento: "eu hein, ele é [insira seu rótulo aqui]".
Eu nunca tive muito problema com isso porque eu sempre achei uma ideia escrota e sempre conheci as pessoas antes de falar qualquer coisa delas. Mas é fato que isso acaba criando aquilo que geralmente se chama de panelinhas. Até aí tudo bem, não tem muito problema. Mas o buraco é mais embaixo quando você começa a ridicularizar as pessoas. Melhor exemplo que emo eu não poderia dar. Quem nunca fez uma piada sobre emo que atire a primeira pedra, até o subtítulo dessa bagaça é uma piada com emos. Postularam até que todo emo é gay por motivos óbvios desconhecidos. Mas isso nem sempre é legal, quando a coisa perde o teor de brincadeira e passa a ser ofensivo, qual a graça tem? Porque você vai ficar zuando um vegetariano, cara? Ele já é vegetariano, cê não acha que ele já tem problemas demais?
Eu ia por a foto de um emo aqui, mas achei que vocês iriam me xingar por isso.
Eu já tive um amigo emo, ele se mudou pra Bahia. Mas isso não importa, o que importa é que eu fui contra todos os preconceitos sociais que a maioria tem e falei com o cara, o fato de ele ser emo não tornava ele uma pessoa chorona e muito menos insuportável. Até a música emo em si, não é só Simple Plan e My Chemical Romance não, existem bandas emo boas, alguém aí conhece A Day to Remember? E eu sei que eu vou ser apedrejado por ter dito isso, mas whatever.
Essa ideia de rotular as pessoas é legal quando tem um teor claro de brincadeira, mas quando você começa a confundir a brincadeira com seus conceitos sobre as pessoas, e passar a julga-las previamente por conta disso, aí sim é um problema. E não acontece só entre os mais jovens não, como todos devem recordar no programa Britains Got Talent, que é a versão britânica do Idolos, a platéia riu da cantora Susan Boyle quando ela chegou ao palco, quando ela começou a cantar deu para ver um "owned" estampado na cara de todo mundo. Da uma olhada aqui.
0 comentários:
Postar um comentário